0

O QUE MUDOU?

Oi gente, tudo bom?!

        Nessa semana consegui definitivamente sair da casa dos 80 Kg e estou mega feliz (lê-se: dando cambalhotas de tão feliz) kkkk.
        E na boa, tô muito impressionada com o resultado da minha R.A., juro que comecei meio descrente, achava que ia ser bem difícil perder todos os quilos que tavam aqui sobrando (e ainda estão), levava a sério o que muitas pessoas pensam de que essa parada de exercícios e comer bem era papo furado e só servia pra vender revistas.
        Pois bem, mordi a lingua...hahaha....estou eu aqui sem tomar nenhum medicamento, a não ser o que trata da minha tireóide e do meu metabolismo, com 8 kg a menos fazendo reeducação alimentar e atividade física..."palmas"!
        Muita gente me pergunta o que eu tô fazendo pra emagrecer, qual é o segredo e eu respondo: tô me mexendo e fechando a boca! Fico indignada de ouvir: Só isso?!!
        Como assim? Só isso??
        Alô, tô fazendo o principal e não é fácil não, porque né....não temos um botão que liga e desliga dizendo...agora você come certinho...agora tá na hora de jacar...
         Tá bom vou ser compreensiva...muita gente deve pensar como eu pensava..."Deve existir uma receita milagrosa pra emagrecer, e um dia ela vai cair do céu aqui no meu colo, e vou acordar magrinha!"
         Aham, tá bom!!
        Quero deixar bem claro que sou totalmente contra dietas mirabolantes que prometem resultados em pouco tempo. Pra mim, dieta da sopa, da lua, carboidrato zero, do líquido, da USP e tantas outras que existem por aí, são uma grande furada.
         Digo isso com muita propriedade porque já experimentei dietas loucas e deu tudo errado!!
         E foi analisando tudo isso que fiz um balanço da minha alimentação e percebi que muita coisa mudou de maio pra cá (praticamente tudo), desde que comecei meu emagrecimento:

**O QUE CORTEI
  • Refrigerantes (lights, diets, zero e normais)
         Foi minha primeira decisão. Já sabia que refrigerantes fazem muito mal para o organismo, mas como essa bebida é uma febre e onde quer que a gente vá é preferência, a gente sempre vai dando uma desculpinha e vai tomando essa bomba. Pois bem, nada de diminuir quantidades, decidi cortar de vez, pois além de ser uma bomba de sódio, calorias, gás, são cheias de açúcar e as versões zero têm ainda mais sódio do que as outras sem contar no aspartame né....Veja o que acontece quando bebemos refrigerantes e diga se não tenho razão (aqui).
  • Brigadeiro
        Gente, sem mentira, eu era capaz de comer uma lata de brigadeiro sozinha!! Pensa na glicose, como tava alta!!
      Pergunta: Vale a pena sentir prazer agora e depois não conseguir se olhar no espelho?
      "Cortei!"
  • Fast Food 
      Esse foi o mais difícil de todos! Fim de semana, na volta da faculdade, no jantar, já cheguei a almoçar x-frango, acreditem se quiser, aí pra dar uma amenizada tomava um suquinho natural...hahahaha
     Chegaaa!! Uma vez no mês e olhe lá, isso se neste mesmo mês você já não tiver aberto brecha pra outra gordice...
      Fast food....no more!!
  • Bolos, pudins, salgados
      As sobremesas são aloucura de qualquer pessoa, sejam gordos ou magros. Doces são feitos basicamente de açúcar e os fãs de doces precisam estar cientes de que todas as calorias ingeridas a mais do que o necessário se transformam em gordura que se acumula nos pontos que menos gostamos, como quadris, barriga e coxas. Não preciso dizer mais nada né?!
         E os salgados? Logo cedinho já tava eu atracada numa coxinha, num risolis, num pão de batata ou num empanado...isso é café da manhã que se apresente?
        Cortei tudo!!
  • Alimentos Congelados
        Minha vida é bem corrida e meus horários são bem apertados, então, isso facilitava e praticamente me  empurrava para os congelados, tanto que já tinha experimentado todos os sabores de lasanha e já tava partindo pro strogonoff, mas isso é um veneno, ricos em sódio fazem com que a gente fique inchada por causa da retenção de líquido, confesso que a queima do meu microondas ajudou na minha decisão, mas foi minha melhor alternativa...refeição agora só fresquinha.

**O QUE REDUZI
  • Açúcar
       O açúcar ainda está presente em algumas coisas da minha vida, tipo alguns preparos e tal, mas como açúcar é pura gordura, reduzi e muitooo e substituo muitas vezes por adoçante.
  • Carboidratos
       Pão é minha perdição, eu era capaz de comer de quatro a cinco fatias de manhã, almoçava pão, jantava pão, era uma loucura, agora apenas duas fatias no café da manhã. Pizza, panqueca, lasanha, macarrão, batata então nem me fale, comida boa pra mim era a que tinha batata...Acabei com isso....
      Uma vez no mês me dou ao luxo de comer pizza ou panqueca, se como macarrão , não como nem arroz nem batatas, ou vice e versa...apenas um deles tá presente no meu dia sem exageros...
  • Frituras
      Tá eu sei que eu deveria ter cortado isso da minha vida, afinal isso é um veneno, mas ainda não consegui e a fritura ainda aparece na minha alimentação, mas pra que nem sabia que gosto tinha uma carne grelhada, a quantidade de fritura presente no meu cardápio é quase nada, mas ela ainda tá lá!

**O QUE EU SUBSTITUI
  • Pão branco pelo integral
  • Suco em pó pelos sucos naturais
  • Queijo amarelo pelo branco ou ricota
  • Iogurte integral pelo desnatado ou de fibras
  • Sobremesas doces pelas frutas ou gelatinas
  • Embutidos por peito de peru
  • Maionese pela versão light
  • Catupiry por cream cheese light
  • Patês de presunto e bacon por patê de ricota caseiro
**O QUE EU APRENDI

       Aprendi a ficar atenta aos rótulos, às quantidades, aos horários de cada refeição.
       Aprendi a incluir saladas, frutas e grãos. Experimentei a granola e a aveia que viraram minhas paixões. Aprendi a ter bom censo pra cortar o que pesa na minha reeducação e ir levando e o melhor de tudo: aprendi que é tudo uma questão de costume, com o tempo a gente se acostuma a comer certinho e coisas que antes não faziam parte da alimentação se tornam muito comuns e não conseguimos ficar sem!!

0 comentários:

Postar um comentário